Segunda nota do CNBC sobre coronavírus, complementar a primeira nota ( de 5 dias antes), com alerta e reforçada a atenção as recomendações da nota anterior e acrescentado orientações aos responsaveis por ensino e serviços.   

Documento CNBC 2020-0310 em 13/03/2020
Confidencialidade: Livre para acesso público.
Tipo: Nota de Alerta e Recomendações.
Assunto: Coronavírus e Riscos Biológicos
Origem: Presidência.

SEGUNDA NOTA DE RECOMENDAÇÕES, E ALERTA A BOMBEIROS CIVIS E PESSOAL DE PREVENÇÃO E RESPOSTA ÀS EMERGÊNCIAS SOBRE CORONAVÍRUS E RISCOS BIOLÓGICOS.

 1 Há 4 dias publicamos uma nota de recomendações sobre coronavírus para bombeiros e pessoal de prevenção e resposta às emergências (cnbc.org.br/nota_coronavirus), todas as recomendações daquela nota continuam sendo de extrema importância ao pessoal do setor, porém, novos fatos dos últimos dias apresentam novo cenário muito mais alarmante:

1.1 A Organização Mundial da Saúde classificou a situação de pandemia (quando uma doença atinge grande quantidade de pessoas em deveras regiões do planeta).

1.2 O Centro de Contingenciamento do Coronavírus em SP, estima que podem acontecer nos próximos 4 meses, mais de 45 mil casos novos da doença só na grande São Paulo (também conhecida como região metropolitana, formada pela capital e muitos municípios vizinhos), esta projeção pode demandar necessidade de mais de 10 mil leitos de UTI.

1.3 Ministério Público do Ceará MPCE, notificou todos os prefeitos do Estado com prazo de 48 horas para que apresentem planos municipais de contingência contra o coronavírus.

1.4 Diversas entidades e instituições públicas e privadas estão cancelando ou adiando eventos ou atividades que impliquem em viagens ou mesmo grande concentração de pessoas.

1.5 A quantidade e localidade de casos no Brasil já são expressivos o suficiente para indicar que n]ão se trata de casos isolados de recém-chegados de viagens de regiões internacionais de maior risco, mas de focos de contaminação que se espalham entre a população dentro do território nacional.

1.6 Exemplos de outros países demonstram situações caóticas nas primeiras semanas de surtos com insuficiência, senão colapso, dos sistemas de saúde frente a enorme e repentina demanda destes serviços.

2 Frente a estes e mais fatos novos e ao cenário que se projeta, o CNBC Brasil reforça atenção a nota de recomendações sobre coronavírus para bombeiros e pessoal de prevenção e resposta às emergências (cnbc.org.br/nota_coronavirus) e acrescenta nesta segunda nota de recomendações.
Entendemos que uma das principais ações que todos podemos ter para responder a está pandemia é a prevenção do aumento de novos casos, em nosso contexto é ter foco em evitar que o profissional da área se contamine e assim também contamine a outros em seus ambientes de trabalho, lazer, estudos, familiar ou no uso de transportes coletivos e áreas comuns.

3. Alertamos que é notório que o Brasil não possui as condições mais favorável para assegurar atendimento adequado a maioria da população ou baixos índices de mortalidade, caso as previsões dos especialistas quanto ao avanço da pandemia se concretizem nos próximos meses, tal cenário exige de pessoal e serviços de prevenção e resposta a emergências que estejam atuando em serviços públicos ou privados a reavaliação e ajustes em seus protocolos, rotinas, planos e preparos considerando a situação mundial de pandemia do coronavírus e sua projeção alarmante para os próximos meses no Brasil.

4 Portanto, nesta segunda nota e alerta recomendamos:

4.1 – Reforçar atenção a Nota de Recomendações sobre coronavírus e riscos biológicos para Bombeiros e pessoal de prevenção e resposta às emergências. (cnbc.org.br/nota_coronavirus) em especial uso constante de EPIs, lavagem frequente das mãos e evitar

4.2 – Que os Responsáveis Técnicos por Ensino em caráter de urgência:

1 Promovam reunião com direção da entidade de enino e autoridade pública da saúde local, a fim de avaliação da situação regional atual e elaboração de planos de contingência interno.

2 Incluam em caráter de urgência aula extra de conteúdo informativo sobre coronavírus e reforço ao tema risco biológico e meios de prevenção.

3 considerar possibilidade de período de suspensão de aulas ou adiamento de atividades que possam expor alunos e equipe de ensino a situações de contágio.

4 monitorar possíveis sinais ou sintomas de estudante ou integrante da equipe de ensino e adotar providências conforme plano elaborado.

4.3 – Que os responsáveis técnicos por serviços, em caráter de urgência:

1 Promovam reunião com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT e ou a direção contratante, convidando representante de serviço de saúde pública local, a fim de avaliação da situação regional e elaboração de planos de contingência interno.

2 Prover aula/treinamento informativo ao pessoal interno (cogitar também a clientes), sobre coronavírus e reforço ao tema risco biológico e meios de prevenção.

3 considerar suspensão ou adiamento de atividades ou eventos que possam expor pessoal a situações de contágio.

4 monitorar possíveis sinais ou sintomas no público interno e adotar providências conforme plano elaborado.

5. Destacamos que garantir a segurança e bem-estar do pessoal em serviço é uma das mais importantes competências dos Responsáveis Técnicos por Serviços, bem como garantir a segurança e bem-estar de estudantes e da equipe de ensino é uma das mais importantes atribuições do Responsável Técnico por Ensino.

5.1 O Responsável Técnico é exigência como pré-requisito do CNBC para inscrição de entidades de Ensino ou Prestação de serviços de Bombeiros Civis, Guarda-vidas e mais de prevenção e resposta às emergências que buscam inscrição em seus registros.

5.2 No caso de entidades sem inscrição ativa nos registros do CNBC e ou que não possuam o Responsável Técnico em seus quadros com as atribuições previstas pelo CNBC, considerem as atribuições previstas nas orientações acima para a pessoa/cargo que exerça similar atividades.

6. Concluímos reforçando o notório alerta sobre o iminente avanço da pandemia de coronavírus sobre o Brasil e a necessidade dos responsáveis técnicos por pessoal e serviços de Bombeiros outros prevenção e resposta as emergências que atuem em serviços públicos ou privados reavaliarem condições internas e regionais de prevenção resposta a surtos e a urgência em elaboração de planos de contingência e adoção de mediadas de informação e prevenção.

Brasília DF, Sexta-feira, 13/063/2020 11:30 

Ivan Campos - Presidente CNBC Brasil.
Bombeiro Nivel 3 - CNBC 010001


Mais informações em cnbc.org.br/coronavirus
fonte: cnbc.org.br

Compartilhe...